João Félix vale o preço de sua transferência?
  • PôJuiz

João Félix vale o preço de sua transferência?



A janela de transferências europeia ainda nem está aberta, mas já está causando um grande alvoroço no cenário mundial do futebol, principalmente em território espanhol, aonde as maiores negociações estão ocorrendo.


A cidade de Madrid em especial começou com tudo! Após uma temporada decepcionante, o Real Madrid contratou o ponta belga Eden Hazard do Chelsea para reforçar o setor ofensivo com uma estrela após a saída de Cristiano Ronaldo. Já no outro lado de Madrid, o Atlético se prepara para perder seu principal jogador, o francês Antoine Griezmann, para o Barcelona.


Com uma baixa tão importante quanto a de Griezmann, os colchoneros foram obrigados a irem ao mercado e contratar um novo jogador de peso para suprir a saída do craque. É nessa parte onde se encontra o português João Felix de apenas 19 anos, que chamou a atenção de vários gigantes europeus com apenas uma temporada no time principal do Benfica.


A contratação de Felix pelo Atlético de Madrid segue a política que o clube tem de contratações, visando jogadores jovens com alto potencial para despontarem no clube. Jogadores como o goleiro Oblak, o próprio Griezmann, o ex capitão do time Diego Godín, o atacante Falcão García e mais recentemente o meio-campista Rodri foram contratados com idade inferior a 25 anos, fazendo que o clube tivesse um elenco sempre forte e jovem.


Mesmo seguindo tal política, o preço a ser pago pelo atacante do Benfica assusta (e muito!). Com apenas uma temporada no time profissional do clube português, os madrilenos desembolsarão 126 milhões de euros para contar com a promessa, fazendo de João Felix o quarto jogador mais caro da história, perdendo apenas para as transferências de Mbappé para o PSG, Coutinho para o Barcelona e de Neymar para o PSG, respectivamente.


Em sua temporada de estreia, João Felix conseguiu marcar 20 gols (15 na liga portuguesa) e distribuir 11 assistências em 43 partidas disputadas ao total pelo Benfica.


Claramente são números muito bons para um jogador tão jovem e com um altíssimo potencial, mas ainda assim se configura como um certo exagero desembolsar uma quantia tão alta por um jogador ainda tão jovem e sem muita experiência. Mas também vale ressaltar que, desde a transferência de Neymar, o mercado do futebol segue extremamente inflacionado e com cifras jamais imaginadas.


O fato é que João Felix possui um grande futuro pela frente se continuar seguindo seu ritmo de desenvolvimento, ainda mais em um clube especializado em promessas como o Atlético de Madrid. Mas nada tirará o fato de que os 550 milhões de reais pagos em um jogador que disputou apenas uma temporada no time principal causará certa desconfiança na torcida e também resultará em uma grande pressão ao português, principalmente pelos rótulos que o mesmo receberá pelo valor de sua transação.

0 visualização

©2019 by PoJuiz